A importância do digital para pequenas empresas de Guarabira e região

A importância do digital para pequenas empresas de Guarabira região

Pode-se dizer que todos foram afetados, de alguma forma, durante a pandemia. Algumas pessoas foram afetadas de forma trágica, outras venceram, outras ainda estão lutando.

No âmbito dos negócios, infelizmente, não foi diferente. Assim como as pessoas menos abastadas, as empresas menores e com menor capital em caixa foram as mais prejudicadas.

Os motivos desse impacto, além da própria pandemia, são diversos. Não adianta enumerá-los, mas vale a pena lembrar que um dos maiores erros dessas pequenas empresas é a resistência em trazer o seu negócio para o digital.

Alguns empreendedores acham que é um processo caro e complexo e que não conseguem enxergar o retorno. Aqui já podemos dizer que é um ponto de vista equivocado por dois motivos:

1° A mensuração dos resultados de qualquer estratégia digital é muito mais assertiva do que qualquer outro tipo de ação. Inúmeras são as formas de quantificar os resultados.

2° Praticamente todas as empresas que trabalham com desenvolvimento de estratégias de negócios na internet possuem diversas formas de facilitar o pagamento do processo.

Mas vamos aos pontos:

No início da pandemia 43% das pequenas e médias empresas do Brasil passaram a atender via redes sociais, de forma bem amadora. Aproximadamente 13% dessas empresas buscaram ajuda especializada para gerenciar as suas redes sociais.

De março de 2020 para março de 2021 houve uma migração maciça de empresas de pequeno e médio porte para o ambiente digital. Empresas que nunca tinham cogitado utilizar a internet como canal de negócios passaram a negociar exclusivamente por ela. Isso é animador, mas, ao mesmo tempo triste. Triste pelo fato que essas empresas não se prepararam para este processo e provavelmente estão comentando vários erros.

Vamos começar pelo site:

Imagine que você tem vendedores/atendentes incansáveis. Eles trabalham 7 dias por semana, 24h por dia e não param nem para beber água ou irem ao banheiro. Atendem absolutamente todos os clientes que chegam até a sua empresa, oferecendo o melhor atendimento possível com informações claras e persuasivas.

Parece um pouco assustador, né? O direito trabalhista já olha torto… Rss

Mas esse funcionário incansável se chama “site próprio”. Ele está pronto para atender a qualquer momento e com baixíssima manutenção, baixo custo e alta performance.

Importância das redes sociais para pequenas empresas:

Uma das formas mais rápidas e fácil de colocar qualquer negócio na internet são as redes sociais; você pode começar até sozinho (a) e sem pagar nada para utilizar. As redes sociais são ótimas para informar e criar relacionamento com o seu público/persona e ainda podem servir como canal de vendas.

Se você está no início do seu negócio e tem pouco recurso disponível, você pode começar a divulgação da sua marca sozinho (a). Antes de começar, busque alguns conhecimentos básicos na internet sobre como gerenciar as redes sociais da sua empresa. Isso vai ajudar você a criar melhores conteúdos enquanto você não contrata uma empresa para isso. Note, se você busca bons resultados, a profissionalização das redes sociais da sua empresa é uma necessidade irrefutável.

É como eu sempre digo: “As redes sociais devem fazer parte da sua estratégia, mas não podem ser a sua única estratégia”. Muitas marcas comentem o erro de focar todas as suas energias e recursos nas redes sociais, mas o que acontece se essas plataformas decidirem por alterar a sua política de utilização e essa política for de encontro ao seu negócio? Creio que seria um impacto e tanto no dia a dia da sua empresa.

Ainda falando de redes sociais, uma das grandes vantagens delas é a possibilidade de networking e parcerias com baixo custo e agilidade. Vale muito a pena fazer parcerias com pessoas influentes do seu segmento.

Aqui vale chamar atenção para o que seria uma pessoa influente ao seu segmento, exemplo: digamos que você é dono de uma empresa de cursos preparatórios, quem seria a pessoa indicada para passar credibilidade ao seu negócio?

Não… não é a digital influencer que faz as melhores makes da sua cidade. A pessoa mais indicada, neste caso, seria um reitor (a) de uma faculdade, por exemplo. Seria o mais alto grau de credibilidade neste segmento.

Indiscutivelmente a parceria com a digital influencer traria um grande volume de pessoas e possivelmente algumas conversões, mas nem sempre volume é indicativo de resultado. Muitas vezes serve apenas para inflar o ego.

Aproveitando a digital influencer na história, imagine que você tem uma loja de roupas e que também vende itens de maquiagem. Quem seria a pessoa mais influente para o seu segmento? Viu que agora faz sentido a parceria com a digital influencer? Cada caso precisa ser analisado individualmente e ter clareza do objetivo de cada estratégia.

Espero que você tenha entendido o quanto é importante para a sua marca estar na internet e que agora você já esteja considerando isso. Mas, saiba que estamos prontos para conversar com você sobre as suas ideias, dúvidas, objetivos, enfim. Vamos marcar uma conversa?

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