MEI: Como emitir nota fiscal em Guarabira

MEI: Como emitir nota fiscal em Guarabira

Como a maioria já deve saber, o Microempreendedor individual – MEI – é obrigado a emitir nota fiscal na prestação de serviços e vendas realizadas para pessoas jurídicas, inclusive órgãos públicos, não sendo obrigatória a emissão para pessoa física, exceto se o consumidor exigir.

Mas, para quem acaba de se tornar MEI em Guarabira, sempre fica aquela dúvida: “Como eu emito nota fiscal (NF) em Guarabira? ”.

Quem é de Guarabira sempre encontra um grande problema para resolver qualquer tipo de assunto por aqui; a falta de informação. Visando minimizar este problema, decidimos criar este post para ajudar os empreendedores de plantão desta cidade.




PRIMEIRO PASSO – Vá até a prefeitura de Guarabira

Dirija-se até a Prefeitura Municipal de Guarabira munido dos seus principais documentos pessoais – RG, CPF, Comprovante de Residência nominal e Certidão de Casamento, se casado – e os documentos comprobatórios de sua inscrição no regime MEI. Você também deverá levar o Comprovante de Residência de onde você exercerá suas atividades. É possível utilizar o mesmo endereço em que você reside, dependendo do seu tipo de atividade.

Caso haja alguma dúvida se você pode exercer suas as atividades na sua residência, solicite a Consulta Prévia de Endereço e Atividade diretamente na prefeitura.

O primeiro procedimento será a emissão do Alvará de Funcionamento para a sua empresa. Este é um passo muito importante, pois, caso haja pendências financeiras do imóvel (IPTU atrasado) que você utilizará para exercer suas atividades, o seu pedido só terá prosseguimento caso haja regularização dos débitos.

SEGUNDO PASSO – Cadastro para emissão de Nota Fiscal

Após o primeiro passo ter sido positivo, agora você estará seguindo para a parte final do seu processo. Com o Alvará de Funcionamento da sua empresa em mãos, dirija-se ao Setor de Finanças e solicite o Cadastro para emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

Este procedimento lhe dará acesso ao Portal da Prefeitura de Guarabira, mediante login e senha, o qual você poderá emitir suas notas fiscais através de qualquer computador conectado à internet.

Outro ponto interessante neste contexto é o incentivo que a Prefeitura de Guarabira dá aos Microempreendedores Individuais de sua cidade. O MEI fica isento de pagar a taxa referente ao Alvará de Funcionamento da sua empresa durante os 3 (três) primeiros anos.

E aí, MEI, ficou alguma dúvida? Quer acrescentar algo? Comente abaixo!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: