Iluminação natalina – dicas importantes – Eletrolife Guarabira




Iluminação natalina – dicas importantes – Eletrolife Guarabira

Com o dia de Natal se aproximando, já podemos observar o início das decorações natalinas, principalmente com lâmpadas e cordões iluminados, em fachadas de prédios, monumentos e árvores. Contudo, se não forem observados os devidos cuidados nessas instalações, seguindo-se normas de segurança e solicitando-se a supervisão de um profissional habilitado, podem ocorrer acidentes, às vezes fatais.

É fundamental que projetistas e instaladores sigam as normas e os requisitos de segurança na fabricação de seus produtos e que sejam certificados por órgãos credenciados, como o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro.

Produtos não certificados podem ser potencialmente perigosos, pois, normalmente, não possuem manual ou orientação de instalação e pode ocorrer, por exemplo, que um produto fabricado para uso interno venha a ser instalado em ambiente externo, aumentando o risco de curto-circuito, provocando incêndio ou choque elétrico em quem o manusear.

OBSERVE A QUALIDADE DO MATERIAL

Lâmpadas inadequadas, emendas mal feitas de condutores, cabos mal dimensionados, proximidade de outras instalações elétricas e presença de água na instalação expõem as pessoas a situações de risco. Assim, a maneira mais segura de fazer instalações elétricas, mesmo aparentemente simples como a instalação de um “pisca-pisca”, é contratar um profissional com registro no Crea, investir em materiais normatizados de boa qualidade e ficar atento à manutenção e ao manuseio da instalação de iluminação.

Os equipamentos de iluminação, reutilizados ou novos, devem ser inspecionados, descartando-se os que apresentarem sinais de desgaste, conexões com folga ou problemas de isolamento. É importante evitar a sobrecarga de circuitos e tomadas, não conectando mais do que um equipamento em um mesmo ponto.

Antes de substituir uma lâmpada ou fazer qualquer manutenção, o circuito que alimenta a instalação deve ser desligado, verificando-se a potência e tensão adequadas.

CUIDADO COM A UMIDADE

Equipe Eletrolife Guarabira realizando instalação externa de Iluminação Natalina.

Outro cuidado fundamental deve ser com a umidade: equipamentos elétricos ou materiais energizados – incluindo enfeites natalinos – jamais devem ser manuseados quando as mãos ou os pés estiverem molhados, pois, a água reduz o isolamento elétrico natural da pele e amplifica os efeitos da passagem da corrente elétrica pelo corpo.

Em se tratando de iluminação ao ar livre, deve-se manter os conectores elétricos acima do solo e sem contato com água, utilizando-se somente iluminação própria para ambientes externos, protegendo-se as conexões com fita isolante de boa qualidade. A instalação de adornos e objetos decorativos nas proximidades da rede pública de eletricidade é totalmente desaconselhada, pois é onde a probabilidade de acidentes extremamente graves é maior.

CONSIDERAÇÕES FINAS

Finalmente, é importante que os circuitos externos sejam à prova de tempo, bem isolados e estejam protegidos por disjuntores ou interruptores tipo DR (equipamento de proteção que previne choques e eletrocussão). É aconselhável também desligar as luzes natalinas antes de dormir e quando sair de casa.

Opte sempre por profissionais credenciados. Além da segurança que agregam ao seu projeto, certamente o resultado será bem melhor do que o feito por um amador.

A Eletrolife é uma empresa que trabalha com decoração natalina há mais de 25 anos. Nossa empresa conta eletricista profissional e equipe capacitada. Solicite seu orçamento pelo (83) 3271-8807 | (83) 9 9929-0708.
Conheça a empresa Eletrolife Guarabira.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: