Nutricionista explica como controlar hipertensão através da alimentação




Nutricionista Layse Galvão explica como controlar hipertensão através da alimentação saudável

Está de olho na pressão arterial? Na prática, a pressão alta, como é popularmente conhecida, ocorre quando há um estreitamento das artérias, que passam a oferecer resistência para a passagem do sangue bombeado pelo coração.
Hábitos saudáveis podem evitar o agravamento deste quadro e impedir que ele se transforme em fator de risco causando outros males, como insuficiência cardíaca, doença renal crônica e acidente vascular cerebral (AVC).

Além do fator genético e do avanço da idade, a hipertensão também está relacionada à obesidade, sedentarismo, estresse, tabagismo, consumo exagerado de sal e álcool. Esses são alguns dos vilões contra o coração.

A boa notícia é que a alimentação saudável pode auxiliar tanto na prevenção quanto no tratamento da hipertensão. As principais alterações dietéticas recomendadas para reduzir a pressão arterial incluem: redução na ingestão de sódio, perda de peso (entre os indivíduos com sobrepeso ou obesidade), moderação no consumo de álcool (entre aqueles que ingerem bebida alcoólica), aumento na ingestão de potássio.

E quais são os alimentos ricos em Potássio?

  •  Leguminosas (Feijão, Grão, Ervilhas, Lentilhas, Favas, etc.);
  •  Legumes e Tubérculos (batata, beterraba, inhame, etc.);
  •  Frutas (banana, laranja, abacate, mamão etc.)

Outra recomendação é ter cuidado na preparação dos alimentos. A dica aqui é cozinhar com o mínimo de sal, priorizando outros tipos de tempero, como: alho, cebola, ervas, especiarias, limão e vinagre, por exemplo. Uma dica legal é o Sal de Ervas, que você pode fazer em casa e temperar carnes, frango, peixe.




Os ingredientes são:

  • 1 colher (sopa) de alecrim desidratado;
  • 1 colher (sopa) de salsinha desidratada;
  • 1 colher (sopa) de manjericão desidratado;
  • 1 colher (sopa) de orégano desidratado;
  • 1/2 xícara (chá) de sal light (ou outro tipo de sal da sua preferência).

Adicione todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e bata até que fiquem misturados e mais finos; Conserve em um recipiente de vidro tampado. A validade é de até 20 dias após do preparo, quando conservado em recipiente de vidro e tampado. Pode utilizar outras variedades de ervas desidratadas e outros tipos de sal.

Outra dica importante é procurar um médico saber se você precisa do auxílio de uma medicação. Se você já faz tratamento medicamentoso, não interrompa o tratamento por conta própria.

Espero que tenham gostado da dica. Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: