Você sabia que existe um computador capaz de reconhecer suas emoções?




Você sabia que existe um computador capaz de reconhecer suas emoções?

Quem gosta de tecnologia e gosta de aprofundar-se neste tema, provavelmente já ouviu falar em I.A., que quer dizer: Inteligência artificial.

A Inteligência Artificial tem evoluído monstruosamente, o que é uma coisa muito boa, mas será que estamos preparados para isso?

Leia e tire suas conclusões

Hoje lhe apresentarei o Watson, um sistema baseado em Inteligência Artificial, projetado pela IBM, umas das empresas mais antigas e importantes do meio tecnológico.

Quem já assistiu o famoso filme do Homem de Ferro (Iron Man), certamente lembrará do J.A.R.V.I.S., o “mordomo” do personagem Tony Stark, que é interpretado pelo ator Robert Downey Jr.j-a-r-v-i-s-mordomo-virtual-do-homem-de-ferro-iron-man

Assim como o J.A.R.V.I.S., o Watson, sistema da IBM, é dotado de uma de gama de recursos quase infinitos, já que o mesmo é ligado a uma rede de dados ultrarrápida.

tony-stark-iron-man-segurando-cubo-de-energia-produzido-por-jarvis-guarabira-center

Uma das últimas atualizações que o mesmo recebeu foi a Interpretação de Textos não formais, ou seja, aquele SMS que você manda para sua (eu) namorada (o) ele consegue entender.

Como se já não fosse evolução suficiente, o Watson consegue interpreta as emoções contidas neste tipo texto, algo que o permite oferecer previsões de textos dentro do contexto da conversa.

Ele entende suas emoções

Já não é novidade, para muitos, utilizar comandos de voz com seus aparelhos eletrônicos, atualmente é muito comum em Smartphones.

Quem já utilizou deste mecanismo sabe que, com toda a evolução comercial que já teve neste sentido, é uma coisa robótica, travada e que às vezes acaba interpretando algo totalmente diferente do solicitado.

Então diga-me, o que você acha de ter um Assistente Pessoal Virtual que entende quando você está triste, irritado, animado?

O Watson consegue interpreta essas e muitas outras emoções. Esta interpretação cognitiva o permite até mudar o tom de voz para retornar uma resposta para você. Ou seja, se você estiver irritado, ele tentará usar um tom de voz calmo, suave e tranquilo para conversar com você.

Isso mesmo, você não leu errado! Ele entende suas emoções e ainda tenta lhe dar uma resposta a altura.



O Watson pode revolucionar a Medicina

Imagine ser atendido por um médico que já leu TODOS os livros de Medicina que já foram publicados um dia, que já assistiu a todos os vídeos de cirurgias e procedimentos existente no planeta e que tem o conhecimento equivalente ao de todos os professores Universitários do mundo.

Você ficaria bem confiante no seu tratamento após conhecer este médico, não? Pois bem, lhe apresento o Watson!

Falando assim pode até parecer algo bem simples, mas não é. Esta codificação pode levar meses e dependendo do volume de dados até anos para o Watson absorver estas informações.

A própria IBM atesta que o sistema, em fase inicial, pode ser bastante falho e que ele não é muito diferente de um Humano.

Um dos diretores do projeto diz: “Nós vamos para a faculdade e somos expostos a uma infinidade de informações, teorias e regras. Caso este conhecimento não seja colocado em prática, de nada ele servirá, seríamos apenas teóricos. O Watson não seria diferente, ele precisa de treinamento para poder aplicar todo esse conhecimento com maestria.”

O futuro chegou

Por mais que pareça ficção científica, não é. Este é o futuro batendo nas nossas portas, por mais assustador que seja. Obviamente estas tecnologias podem acarretar em alguns problemas para nossas rotinas, entretanto, podem representar um novo passo na evolução humana.

Se me perguntassem se eu sou a favor? Sim. Espero que evolua cada vez mais e que sejam usadas da melhor maneira possível.

Gostou do assunto? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com os amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: